Como funciona o empréstimo para autônomo

Pedir um empréstimo por conta própria pode ser fácil. Aqueles que não têm um emprego com carteira assinada também podem solicitar um empréstimo pessoal, desde que seu extrato bancário seja apresentado como prova de renda.

Mas como isso funciona? Vamos explicar!

Empréstimo por conta própria

Existem vários tipos de crédito disponíveis no mercado. Muitas pessoas estão acostumadas a ouvir sobre o empréstimo consignado, que desconta as parcelas diretamente da folha de pagamento do usuário.

Aqueles que procuram um empréstimo por conta própria precisam, portanto, recorrer a outras modalidades de crédito disponíveis no mercado, como empréstimos pessoais on-line.

Para fazer um pedido de crédito pessoal como este, é necessário apresentar, entre outros documentos, o extrato bancário dos últimos 90 dias. Funciona como prova de renda, permitindo assim a análise do crédito e a possível liberação do empréstimo para o autônomo.

O que fazer para fazer um empréstimo sem consultar o CPF?

Toda empresa que libera um empréstimo faz uma consulta de seu histórico, avaliando seu perfil e se seu CPF é negativo. Mesmo que você ofereça um empréstimo para o seu perfil, se os resultados da análise forem negativos, as taxas serão altas.

Como posso simular um empréstimo online?

Existem vários sites que permitem a simulação de crédito, mesmo dos bancos. É necessário avaliar, no entanto, que os valores são estimativas. O CET (Custo Total de Caixa) de um empréstimo pode variar de acordo com a análise de crédito do cliente e a opção de pacote.

Somente após o pedido de empréstimo, com a confirmação dos dados, o cliente é capaz de saber exatamente qual o  CET oferecido a ele e o valor das parcelas.

Se você quiser comparar ofertas de empréstimo pessoal de diferentes instituições financeiras, é importante observar propostas que considerem os mesmos valores, informações passadas e número de parcelas.