Confira Aqui Alguns Tipos de Empréstimos e Suas Características

Empréstimo pessoal


Esta modalidade é solicitada a um banco ou agência financeira, através da assinatura de um contrato. Antes da aprovação do contrato, é necessária uma avaliação completa da documentação fornecida pelo candidato.

A contratação geralmente é feita de forma muito ágil e é bastante acessível. No entanto, é necessário prestar atenção às taxas de juros cobradas – e podem ser muito altas – e ao prazo final para pagamento.

Empréstimo consignado


Nesse caso, o limite máximo para o pagamento mensal é, no máximo, 30% referente ao valor do salário do candidato. Além disso, as taxas de juros cobradas nessa modalidade são muito menores do que as cobradas no caso de empréstimos pessoais, por exemplo.

A principal desvantagem deste tipo de empréstimo é que o pagamento das parcelas é feito pelo desconto da folha, mas isso também contribui para o menor valor dos juros, como mencionado acima, devido à garantia de recebimento.

Empréstimo rotativo


O empréstimo rotativo está vinculado ao uso do cartão de crédito. Se o valor pago na fatura for menor que o valor total, o usuário toma emprestado automaticamente o valor restante do banco para pagamento.

Por sua parte, o banco faz o pagamento desse valor, mas é cobrado nas próximas contas, com juros geralmente muito abusivos. A vantagem é a flexibilidade para o pagamento e evitar que o usuário seja inserido em serviços de proteção ao crédito.

No entanto, embora essas vantagens pareçam atraentes, em princípio, esse tipo de empréstimo deve ser evitado a todo custo, em virtude das taxas de juros estratosféricas cobradas quando ele é ativado.


Empréstimo por cheque especial


Este é um dos tipos de empréstimos que mais se assemelham à equipe em termos de vantagens e desvantagens. No entanto, a principal diferença é que, neste caso, a contratação não é necessária.

Normalmente, os bancos já o liberam na forma de um limite embutido na conta corrente e podem ser usados ​​a qualquer momento. No entanto, as taxas de juros, que geralmente são bastante abusivas.

Juros

Em todos os tipos de empréstimos que citamos, há a cobrança de taxas e de juros muito altas. Portanto, o ideal é que eles sejam usados ​​somente quando realmente houver necessidade de dinheiro.

No entanto, das opções apresentadas, o crédito consignado é aquele que oferece as melhores condições em termos de cobrança de juros.